terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Vira vira vira...



Certamente o ano que menos escrevi no blog. Por aí, passam uma série de fatores. Desde foco em outras coisas, até um certo descaso com este espaço. Tive gente reclamando da minha falta e confesso, eu também senti um pouco de falta, ou saudade, como queira.

A grande verdade é que hoje, tem me incomodado um pouco o fato de que todo mundo tem opinião de mais o tempo todo. Existe uma quantidade absurda de assuntos e todos precisam ter suas opiniões dadas o quanto antes, mas, tal qual uma partida de futebol, as pessoas escolhem um lado ou outro e não penso que seja por aí. A maior descoberta filosófica do ano para mim, foi Slavoj Zizek e ele defende que existe muita coisa entre os dois extremos. Aliás, os extremistas... seja lá de que maneira. O político, o religioso, o torcedor de time... os extremistas... eles me parecem um perigo e como todo mundo tem opinião agora para tudo e tem no subconsciente esse pensamento do 8 ou 80 e temos uma sociedade que me parece mais tensa.

Alguns anos, fazia um tipo de previsão de coisas que aconteceriam no ano vindouro de uma forma cômica que tinha sim a sua pitada de crítica quanto a nossa previsibilidade. Pois bem, esse ano farei de uma forma mais séria...

O ano será um tanto quanto atípico no Brasil. Carnaval um pouco mais tarde que o normal, copa do mundo e ano de eleições. Isso por si só, credencia o ano para um daqueles que o torna único na história (embora todos o sejam). Fora toda a tensão política e a copa do mundo, me parece que a curva de acessibilidade internética pode começar a diminuir. Não no número de novas conexões, afinal, ainda existem milhões de pessoas que não possuem conexão estável diária, mas sim no tempo e na qualidade dos momentos gastos frente ao computador.

O Facebook pode ser destronado esse ano por alguma nova mídia? Ainda penso que não, mas assim como ele desbancou o Orkut, que desbancou o Myspace... Isso de certa forma é inevitável. O Twitter que já parecia dar o que tinha que dar, recupera um fôlego. Seu público parece querer fugir do besteirol que existe no Face (embora tenha gente que bate papo em público no Twitter).

Minha experiência por sinal com o Face me fez permanecer no começo de 2013 longe dela e percebi que perdi trabalho. Voltei a ele, mas espero que no final do ano que vem, veja que vários amigos conseguiram colocar seus projetos em prática. Eu tenho dois muito claros em mente que é publicar alguns escritos meu e uns sons de minha autoria e não só acompanhando outros artistas.

Façamos o ano de 2014 valer. Só depende de nós mesmo não é? É apenas o que eu acho...

Um comentário: