domingo, 3 de julho de 2016

A espetacular e incrível vida de Douglas Adams e o Guia do Mochileiro das Galáxias


Texto originalmente publicado em Blah Cultural.

Temos em mãos uma verdadeira obra de arte. A editora Aleph nos apresenta a biografia de Douglas Adams, a cabeça pensante do Guia do Mochileiro das Galáxias em um primor de edição para encher os olhos dos fãs da série. A parte gráfica é sensacional com ilustrações e aquela velha sessão de fotos partindo de sua tenra idade até o Douglas Adams que o mundo viria a conhecer, incluindo cartaz de turnê, capa de livro. Uma fonte visual que provavelmente você não deva conhecer por completo e o crédito vai para Jem Roberts, escritor e uma série de outras coisas por ele apresentado no livro, mas segundo o próprio, a parte que interessa é que ele tem uma carreira consolidada como historiador da comédia e é formado em literatura inglesa.

A biografia em si é bastante rica e detalhada. Passa por sua cronologia de quando o “Mingo”  não era ainda conhecido (aliás o guia cronológico ao final do livro ajuda a entender bem o caminho da saga), mas mostra diversas facetas não tão conhecidas assim contando como ele teve a ideia do livro, sua participação no Monty Phyton ou mesmo sua ligação com os Beatles ou quando tocou com o Pink Floyd. O livro não retrata apenas as glórias de Douglas, mas mostra um escritor desesperado, sem dinheiro e desacreditado por muita gente aos 25 anos.




E se você pensa que a vida do nosso escritor muda completamente quando ele se torna mundialmente famoso, acertou, mas o livro mostra também o martírio que era sua vida com prazos e inúmeros adiamentos de obras em qualquer mídia do qual o Guia fosse explorado. Embora muita gente acredite que a obra nasceu do livro, ela nasceu na rádio e passou ainda por filme, seriado, game, peça e uma infinidade de caminhos que essa “ galáxia”  nos permita.

Vale lembrar que toda obra posterior envolvendo o Guia do Mochileiro das Galáxias é bombardeado por seus fãs mais fervorosos e pode ser que não seja diferente com esse livro, mas, diferente de muito material pós Mingo (e o livro relata inclusive como ele nos deixou), esse tem as bênçãos de seus melhores amigos e de sua filha que é hoje a pessoa responsável por qualquer material que saia sobre Douglas Adams, o Mingo, nosso gigante de 1,96m, dono da maior obra de ficção científica misturada com comédia já produzida. No livro, várias obras pós o Guia mostra a sua importância.


Não me estendendo mais do que o necessário, finalizo dizendo que Jem Roberts tem uma maneira muito fluída em sua escrita e não resumiu-se apenas ao autor em si. Temos em mãos quase que uma biografia do Guia dos Mochileiros das Galáxias em si esmiuçando a saga de Arthur Dent, Ford Prefect e toda a trupe. E pode acreditar, ainda tem espaço para mais surpresas como alguns episódios por ele escrito para Doctor Who. Apesar de suas 536 páginas, a leitura é leve e a viagem está garantida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário