domingo, 19 de junho de 2011

Françoise Hardy

Surgida na badalada e inspirada França da década de 60, aos 17 anos cantando em pequenos clubes franceses, grava seu primeiro compacto para a Vogue Records em 1961. Compositora da maioria de suas canções, interpretava suas canções com uma naturalidade e personalidade que marcaram a sua vida e influenciaram inúmeros músicos pelo mundo afora. 






Hardy canta de maneira romântica e melancólica, mas está longe do estereótipo de histerismo e mau gosto com que muita gente identifica o romantismo em canções. Os sentimentos aparecem muito mais contidos, como se ela cantasse depois de ter acordado de um sonho ao mesmo tempo triste e doce, mas não se imagina que ela estivesse com um cabelo despenteado ou com ar desesperado. Ela canta parecendo estar pensando sobre as coisas de que fala, tentando encontrar a saída para as habituais armadilhas da vida.


Seus arranjos de grande qualidade e sobriedade, jamais chegam perto de  abafar a beleza das canções através de excessos que por vezes acontece entre músicos de nível técnico. Pelo contrário, conseguem dar personalidade as canções, com sutilezas de detalhes que acabam passando despercebido pela maioria dos ouvintes em um primeiro momento.

Escutemos (ou vejamos) nossa anfitriã, afinal, palavras nunca podem mostrar de fato a arte sonora de algum artista.



Coincidências estão presentes por toda a minha vida e uma foi ser convidado para participar do projeto "Le temps de Souvenirs" com grandes músicos da nova e talentosa cena musical de São Paulo dessa cantora que é casada com Jacques Dutronc (do qual havia falado já por aqui) desde os seus23 anos e com quem está até hoje. Esse projeto é na verdade um grande tributo a essa cantora que não tem uma popularidade de uma Madonna, Elvis ou Michael pela limitação de projeção dada pela língua francesa, mas que não fica atrás no quesito musical que é o que interessa. 

O pontapé desse inicial desse projeto que, dá-se dia 22 na Casa de Francisca e 24 no Le Petit Trou, ambos em São Paulo. Com certeza é apenas o início de um belo trabalho. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário