segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Dia do frevo

Para começo de conversa, existe uma controvérsia sobre o dia do frevo. Se você der uma pesquisada, pode encontrar a data de 14 de setembro como a data onde o ritmo é celebrado, mas se em Recife a comemoração se da em 9 de fevereiro, quem sou eu para discordar dos irmãos pernambucanos?

O frevo é um ritmo genuinamente brasileiro onde temos também a dança específica para esse ritmo e ela nasceu em Pernambuco da fusão de marcha, maxixe e até elementos da capoeira.

Declarado patrimônio imaterial da humanidade pela Unesco, o frevo tem origem em Recife no final do século XIX e tem um andamento acelerado. A prática de disputa entre os blocos de rua faziam com que seus andamentos fossem cada rápidos e as execuções das peças definitivamente não são para músicos de primeira viagem.

A palavra frevo vem de ferver que por corruptela, frever e seu significado é efervescência, agitação, confusão, rebuliço, apertão nas reuniões de grande massa popular nas ruas.

O grupo Efrevessência percebendo a riqueza desse ritmo genuinamente brasileiro tem seu trabalho pautado em música instrumental que dialoga com outros ritmos mas que tem o frevo como sua mola propulsora.

Afaste os móveis da sala, pegue sua sombrinha e arrisque uns passos que o Efrevessência garante a música:


Nenhum comentário:

Postar um comentário