segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Coincidências



No fundo, penso que ela não exista e confesso que me tem acontecido uma série grandiosa de acontecimentos que poderiam me fazer achar que um sinal de algum outro plano astral estaria sendo-me dado, mas na verdade, penso que tudo acontece aleatoriamente, mas temos algo em nosso pensamento que faz com que focalizemos o que julgamos ser coincidente. 

Você entra no metrô e senta do lado de uma pessoa que está com o mesmo livro que você está em sua mão. Coincidência? Sim, claro, mas penso que foi mera obra do acaso, afinal, os outros milhares de livros que estão lendo (e lê-se muitos no metrô de São Paulo) não chamaria a atenção. 

Não se convenceu? Você estaciona atrás de um carro no semáforo e meio sem prestar atenção olha para a placa do veiculo que é exatamente um número superior ao seu. Coincidência? Se pensarmos como sendo o acaso novamente, sim. Matematicamente a possibilidade é de isso acontecer uma vez em 10 mil vezes, mas não teria você já estacionado atrás de 9999 carros, olhado despretensiosamente a placa e elas não chamaram a sua atenção?

O que na verdade tenho medo, é ver pessoas que procuram esperanças ou justificativas para suas ações através de sinal em que sua mente esteja buscando. 

Parece que precisamos encontrar âncoras para nossas esperanças para suportar as mazelas da vida e não penso que devemos perder as esperanças das coisas. Só não podemos canalizar as coisas em virtude delas. Isso vale muitas vezes para uma crença que se tenha, um talismã, um ritual, uma mania, um toc (transtorno obsessivo compulsivo), ou seja lá o que for. Isso serve inclusive para ditos livros de auto-ajuda. Quando cremos que algo exterior é o que vai determinar o que vamos fazer, sabotamo-nos por muitas vezes.

Existe um ditado que diz que nada acontece por acaso. Eu simplesmente penso que tudo acontece por acaso e não tenho a menor pretensão que pensem como eu. Ficaria feliz se soubesse que uma única pessoa tenha sentido uma pulga atrás da orelha. Alguém parou e pensou sobre outras possibilidades.

Na psicologia ações baseadas em interpretações de coincidências são chamadas de comportamento supersticioso.

Tente pensar nelas como obra do acaso. Não espere sinais e faça o melhor que você pode fazer no dia de hoje sem esperar os "tais sinais". Tenha o controle das ações em suas mãos e não transfira as responsabilidades para tais coincidências...

Nenhum comentário:

Postar um comentário