quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Jam session

 Conversava com os ilustres amigos Mister Lúdico e David Dafre sobre a origem da expressão "Jam session" que para a minha sapiência era Jazz after midnight, ou traduzindo, algo como jazz depois da meia-noite. Uma reunião em determinada casa onde os músicos pudessem improvisar depois de já terem executados os trabalhos que lhes proporcionassem dinheiro em outro estabelecimento. Qual não foi minha surpresa au pesquisar e encontrar uma outra possível origem: jam viria de geléia, em alusão à mistura de estilos e mesmo de notas e acordes provenientes de tais encontros. Bem, jam não seria congestionamento? E assim poderia até mesmo fazer mais sentido, mas então vamos ao que ela acabou sendo configurada como com o passar dos anos.

Jam é uma reunião de músicos para tocar, onde a improvisação aconteça. Vai de cada jam o quanto ela é improvisada. Ela pode ser apenas na hora da improvisação propriamente dita depois da exposição de um tema de jazz, ou mesmo completamente livre onde os músicos sequer façam idéia do que vai acontecer. O que inicialmente era exclusividade de jazzistas, é hoje fácil de ver em rodas de chorinho ou mesmo em uma banda de rock.

Existem bandas que inclusive sobem aos palcos mundo afora sem sequer ensaiar, ou mesmo saber o que vai tocar. Algumas pessoas sentem um certo desconforto em audições de jam (sejam elas de jazz, choro, rock, música eletrônica, ou seja lá em que gênero seja, visto que mesmo a purista música erudita também possui seus adeptos), mas isso por vezes é completamente natural pelo simples fatos dos músicos estarem explorando novos caminhos naquele exato momento. 

Na cidade de São Paulo, pode-se encontrar uma jam nas quartas-feiras na badalada rua Augusta nº 1283 por apenas R$5,00 e 21:00h para que possam trabalhar tranquilamente no outro dia. Detalhe é que essa jam, sequer sabe-se quem vai tocar no dia, ou, toca quem aparecer. Nos intervalos entre uma música e outras, as conversas mais absurdas e atuais acontecem no palco para quebrar o clima. Nessa quarta especificamente, eu estarei com os dois citados no começo do texto e seja o que Deus quiser. Maiores info: www.hotseria.com.br


Um comentário:

  1. Boa opção! com certeza apareço!
    Na minha pagina tem outras informações sobre Jam Session
    SITE
    www.baladatrips.blogspot.com

    FACEBOOK
    www.facebook.com/ TribosAdventure

    VIAJAMOS
    www.viajamos.com.br/profile/ TribosAdventure

    Overmundo
    www.overmundo.com.br/perfis/ Tribos-aventura

    YOUTUBE
    www.youtube.com/user/ claytonbadala

    ResponderExcluir