terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Red Zone

Final de 2014, começo de 2015 e aquela chuva de frases de efeito sobre o que fazer de diferente no ano vindouro. Não que eu não pudesse fazer o mesmo e já devo ter feito em outro momento de minha vida como posso vir a fazer numa situação futura, mas dessa vez resolvi fazer em vez de apenas falar.

A "Red Zone" não é nada mais do que uma simples parede vermelha com um puff também vermelho que muitas vezes se confundem no qual qualquer outra coisa torna-se facilmente contrastável. O que fiz? Resolvi fazer uma brincadeira onde todas as pessoas que passam pela minha casa (desde que queiram entrar na brincadeira) sejam fotografadas nesse mar vermelho. Conhecendo-se ou não. Nada, exceto esse vermelho liga as pessoas. O máximo que tentei fazer, foi buscar um momento, uma posição não convencional. Várias das fotos são feitas enquanto a pessoa ainda conversa comigo e quando ela começa a se preparar para o clima, a foto já está feita. Houve uma ocasião em que um único clique foi o suficiente, enquanto em outros casos, pode-se der deflagrada algumas dezenas de imagens para juntos escolhermos uma. Só publico se a pessoa estiver de acordo e estiver satisfeito com o resultado.

O que isso tem a ver com o final de 2014 e as frases de efeito? Bem, eu não proclamei frase alguma, apenas tive essa ideia para encontrar, reencontrar e olha lá se não conhecer gente através da "Red Zone". Bater um papo, tomar um café, encontrar as pessoas e principalmente viver uma vida fora dos computadores (ok... se não fosse a vida nos computadores, provavelmente você não tomaria conhecimento dessa minha intervenção, mas acredite, tem coisa interessante fora dela).

A intervenção artística por mim pensada é de cunho "produção zero". Sem iluminação, o que faz com que as fotos tenham que ser tiradas entre 7 e 19 horas e tiradas de meu celular. Como tenho vários amigos fotógrafos, vários ofereceram suas lentes para enriquecer a brincadeira, mas eu bati o pé. É uma desculpa para ver as pessoas com produção zero e até para manter a unidade entre as fotos já tiradas.

A próxima pessoa a ser mirada pela minha lente é Vanderson Santos que é um dos "cabeças" do site Mundo Blá . Falar e ver pessoas tem sido algo cada dia mais raro e fui radical. Quarta-feira é o dia oficial para que eu receba as pessoas para interagirem com a "Red Zone". Não que não possa ser feito qualquer outro dia, mas quarta tornou-se o dia para fazer isso. E embora eu não tenha projetado isso, as pessoas me encontram dizendo que querem por aqui aparecer.

Você é o próximo?































2 comentários:

  1. Que belo texto, meu amigo! Ler estas linhas tornou a experiência de ter participado deste projeto ainda mais especial. É lindo saber como algo tão simples é capaz de ligar pessoas tão diferentes que, talvez, nem se encontrem um dia, mas que possuem algo tão íntimo em comum. Vida longa à "Red Zone", meu caro! Vida longa à nossa amizade!

    ResponderExcluir
  2. Obrigados por suas palavras também grande. O papo foi ótimo e vida longa para seus projetos também. Até a próxima...

    ResponderExcluir