sábado, 10 de setembro de 2016

As manifestações de hoje são como as de 2013?


Ainda ali no calor das manifestações de 2013, Slavoj Zizek é perguntado sobre o que se daria com o Brasil e ele foi categórico em falar que tudo dependeria de como a nação se colocaria pós manifestações e eu particularmente fiquei um tanto quanto desanimado quando percebi que a classe política que entrou em pânico em um primeiro momento conseguiu reverter a energia da população contra si mesmo elegendo de forma binária apenas dois lados. Dessa feita, mais de 90% da população se colocou de um lado contra o restante que também tinham suas guardas levantadas. O resultado? Políticos voltam a nadar de braçada como se diz na gíria.

Alguma coisa mudou nas atuais manifestações? Não. Pelo menos por enquanto, ainda não e elas pipocam por toda parte. Ontem mesmo teve outra em São Paulo 18h no vão livre do Masp.

A única fagulha de mudança que começo a notar nesse momento, é que jornalistas independentes parecem querer mostrar o que acontece lá de dentro das manifestações e não apenas aquela tomada superficial de alguns orgãos. Alguns advogados independentes também estão se expondo para tentar coibir o excesso promovido pela força do estado e para minha surpresa, alguns meios começam a falar de manifestação "enfim pacífica" ou coisas do tipo.

Na manifestação que fui dia 8 de setembro, via crianças, mulheres, idosos, adolescentes. Gente dos mais diversos perfis e pensava que a absoluta maioridade daquele povo não queria combate físico e apenas ideológico. Que mãe levaria uma criança para uma manifestação para enfrentar policiamento? Isso não me parece muito coerente.


Tentei puxar na memória de greves e manifestações dos operários do ABC que em sua total maioria são homens e não me recordo de confusões e quebra-quebra. Então me parece que tem alguma coisa mal contada aí.

Apesar disso, temos artistas, pensadores, filósofos e uma classe que tem instigado o povo ao pensamento.

Finalmente, o poder que todo mundo tem hoje em dia se ser mídia com seus celulares filmando tudo. Muita coisa já foi questionada através de imagens de manifestantes.

Enfim, ainda vejo as atuais manifestações com os participantes crendo que um lado seja bom contra o outro que é mal. Para piorar tudo, o uso de força repressora vem apenas quando as manifestações se dão contra um único lado e isso é deveras preocupante.





P.S.:Fotos por Demétrius Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário