quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Anarquismo

A visão distorcida ou embaçada foi escolhida de propósito. Creio que ela represente a imagem que a maioria das pessoas tem sobre o assunto.


Anarquismo significa "sem governantes". É uma filosofia política que engloba teorias, métodos e ações que objetivam a eliminação total de todas as formas de governo compulsório. De um modo geral, anarquistas são contra qualquer tipo de ordem hierárquica que não seja livremente aceita e, assim, preconizam os tipos de organizações libertárias.


Isso te parece ousado demais? A beira do caos? Pois por pensamentos equivocados é que a maioria das pessoas não se aprofundam sobre o tema.
Passando da conceituação do Anarquismo à consolidação dos seus ideais, existe uma série de debates em torno da forma mais adequada para se alcançar e se manter uma sociedade anárquica. Eles perpassam a necessidade ou não da existência de uma moral anarquista, de uma plataforma organizacional, questões referentes ao determinismo da natureza humana, modelos educacionais e implicações técnicas, científicas, sociais e políticas da sociedade pós-revolução. Nesse sentido, cada vertente do Anarquismo tem uma linha de compreensão, análise, ação e edificação política específica, embora todas vinculadas pelos ideais-base do Anarquismo. O que realmente varia, segundo os teóricos, são as ênfases operacionais.
Anarquia significa ausência de coerção e não a ausência de ordem. A noção equivocada de que anarquia é sinônimo de caos se popularizou entre o fim do século XIX e o início do século XX, através dos meios de comunicação e de propaganda patronais, mantidos por instituições políticas e religiosas. Nesse período, em razão do grau elevado de organização dos segmentos operários, de fundo libertário, surgiram inúmeras campanhas antianarquistas. Outro equívoco banal é se considerar anarquia como sendo a ausência de laços de solidariedade (indiferença) entre os homens.

O que temos no entanto é uma "democracia" completamente viciada e que só beneficia alguns poucos, visto que o sistema é tão falho que não é possível se eleger sem fazer conchavos ou caixa dois. Tanto é que não exista político que sequer respondeu ao vereador Agnaldo Timóteo dizendo que a prática é comum e que todos as praticam no Brasil. É triste chegar a tal conclusão, mas enquanto a democracia for representativa e não participativa, teremos essa mentira.

O pior é que pode ser pior

Mesmo pessoas que não são da política se reúnem a todo momento no Brasil para decidir o que fazer com a nossa nação. Você não crê nisso? Teoria da conspiração? Pois essa semana um vídeo tem rodado as redes sociais mostrando isso:







E não pensem que estou mostrando ou falando sobre por defender a esquerda. A esquerda do Brasil é uma visão do que vemos diante do espelho. Exatamente igual, só que para o outro lado.

Tenho um amigo co-criador de um certo partido de esquerda, que inclusive trabalhou em campanhas que disse que agora eles fazem a mesma coisa que criticavam na direita. Pensemos nas manchetes de jornais de 12 anos atrás. Espelho?

Parece que a vida insiste em imitar a arte e a famosa máscara do V de vingança de Alan Moore tem sido bastante utilizada nos acontecimentos de Wall Street. Para quem não leu os quadrinhos, ela se baseia em um personagem anárquico. Se você quiser ver o próprio falando sobre isso, siga o link:

Tenho uma amiga advogada que trabalha onde ocorre algumas dessas reuniões (embora pelo menos algumas por políticos). Infelizmente ela passou a votar em pessoas que ela ao menos acha que não leva dinheiro para casa depois de tantos conchavos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário