sexta-feira, 13 de junho de 2014

A taça do mundo é nossa?



Segundo alguns conhecedores do esporte bretão do qual os brasileiros se apropriaram, essa copa já está perdida fora de campo e já está ganha dentro dela. A veemência com que Jorge Kajuru defende  que essa copa já é do Brasil antes ainda do que a copa de 2010 é simplesmente assombrosa. Eu que já tenho mania de assistir uma partida depois do jogo para vê-la de fora do calor do momento e analisar tática, psicológico dos jogadores e por que não, erros de arbitragem, estou mais atento do que nunca para esta copa.

Se por um lado, sou amante de tal esporte, por outro lado não posso deixar de ser crítico com o que vejo e no jogo de hoje, o placar deveria ser Brasil 2x2 Croácia. Simples erros de arbitragem? Pode ser, mas começar com um juiz japonês do qual a tradição futebolística quase inexiste já me parece um mal começo. O técnico croata saiu reclamando e dizendo que assim ia virar circo essa copa do mundo.

Sinceramente? Não quero acreditar, mas desde 1998, fala-se que em 2014 a copa seria no Brasil e que seríamos campeões. Se o Brasil ganha na bola, fica difícil acreditar em algo, mas se ganha no apito, as peças parecem se encaixar. São muitos os conhecedores do futebol que falam da podridão que acontece nos bastidores (Juca Kfouri, Jorge Kajuru, Luiz Gonzaga Belluzzo), Maradona, sem fazer o menor esforço.

Quero continuar torcendo para o Brasil e só posso esperar que tenha sido mera coincidência nessa primeira impressão e não posso esquecer que muita gente fora dos estádios está se manifestando contra toda a corrupção que existe no Brasil e no futebol. A Fifa por sinal, escolheu África do Sul, Brasil e para as próximas copas, Rússia e Catar. Países pessimamente colocados no ranking de países corruptos. Coincidência? Negócios?

Paralelamente, dezenas de manifestações acontecem no Brasil. Essa foto é do Rio de Janeiro onde milhares de pessoas passam pela Fan Fest manifestando sua indignação contra a copa e a corrupção no Brasil.



A pergunta que fica é: A taça do mundo é nossa?

Nenhum comentário:

Postar um comentário