sexta-feira, 20 de junho de 2014

Copa das copas

Será? Parece que sim, e se for,será por que toda copa no final das contas é lembrada pelos jogos, será por que temos a média mais alta de gols das últimas copas e como na copa de 2010, uma copa onde os times que resolvem atacar são privilegiados. Quem viu os bizarros anos 90 deve estar lambendo os beiços. Aliás, o que acontece em Salvador? Holanda 5x1 Espanha, Alemanha 4x0 Portugal e França 5x2 Suiça. Vamos mudar logo a final da copa para lá não é? 

Como toda copa, poderosos já caíram (Espanha e Inglaterra) e a surpresa da copa parece atender pelo nome de Costa Rica. Depois de vencer Uruguai e Itália, é bom os adversários abrirem os olhos, afinal, eles já estão na segunda fase. Feito que o Brasil ainda não fez. Pior, o Brasil que parecia que jogaria em casa foi suplantada pela torcida do México dentro de casa. Embora em menor número, a torcida parecia muito mais efusiva. Cerca de 35 ou 40% era dos "ticanos". Sobre a torcida, juntemos Argentina, Uruguai, Chile, Colômbia e Equador que parecem estar jogando em casa. Mas o que aconteceu? Hum... teorias mil... mas pense que para todos esses países relacionados, pense que só quem realmente é muito fã de futebol para ir para outro país e ver sua seleção. Já por aqui, não foi o torcedor habitual o privilegiado. É a copa das selfies onde o público brasileiro fica naquela de "Sou brasileiro, com muito orgulho" que não empurra nem a vó da escada. Um canto de quem canta literalmente inflando a si mesmo e não empurrando o seu time. Não me venha com mi mi mi por que sou torcedor de estádio, logo, falo por perceber a total diferença nesses jogos.

Confesso que uma hora dessas, poderei escrever sobre possíveis teorias, mas uma que é fato e não teoria. O Brasil que foi o primeiro time a jogar (junto com a Croácia), vai decidir depois do grupo B, ou seja, pode escolher o adversário. Quem você preferiria? Holanda ou Chile? Pela teoria e tradição das copas, a maioria escolheria Chile, mas confesso que eu to com medo de o Brasil jogar com uma torcida empurrando o Chile e a do Brasil tirando selfies para ilustrar suas redes sociais. A essa altura do campeonato, estou preferindo a Holanda (até por que o Chile está jogando bem).

Agora você quer uma boa notícia? O Brasil que passou "estranhamente" pela Croácia, que parou no goleiro mexicano, que está vendo Alemanha, Holanda, Chile, França voando começa a perder o seu favoritismo dentro da própria casa e aí sim o Brasil pode crescer.

Tabu é feito para ser quebrado, mas quando somos favoritos, rodamos rapidamente. Se Fred não fizer gol na próxima partida, ele será o centroavante que pela primeira vez na história não marcou um gol na primeira fase. Só sei que esse jogo adverso fora de campo pode mexer com o brio dos jogadores. Vai que mexe com a do torcedor também e começamos a empurrar de fato, como na final da copa das confederações contra a Espanha não é?

Quanto a copa em si, simplesmente demais ela como deve ser lembrada. Com grandes jogos.

Blatter, ainda dá tempo. Muda a final para Salvador... 



Nenhum comentário:

Postar um comentário