domingo, 15 de junho de 2014

Linchamento cívico?


Das atuais críticas que tenho visto sobre os xingamentos proferidos contra Dilma Rousseff dos quais concordo que são desnecessárias ou deselegantes, mas uma vez mais percebo que as pessoas se possicionam de forma binária. Me parece que só existe a aprovação ao ato (e xingamento) do lado da oposição política brasileira, ou desaprova se for situação.

Se fosse por exemplo o governador Geraldo Alckmin? Ou o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso? Poderia? Você xingaria?

Vamos lá... tenho 30 e poucos anos de estádio de futebol. Ali, sentado na arquibancada. Não sei se existe uma única partida (ao menos no Brasil), onde não exista xingamento que passam do torcedor para o torcedor adversário, ao time adversário, ao seu próprio jogador que atua mal ou mesmo ao seu técnico ou diretor do clube. Pior... jogador xingando jogador, técnico xingando jogar... calma... da para piorar... juíz xingando jogador. Para quem não sabe, segundo o estatuto do torcedor, no Cap. XI, art. 41-B temos: I - promover tumulto, praticar ou incitar a violência num raio de 5.000 (cinco mil) metros
ao redor do local de realização do evento esportivo, ou durante o trajeto de ida e volta do local
da realização do evento;

Ou seja, xingamento sempre foi prevista punitivamente no estatuto do torcedor, mas sempre praticado.Vale lembrar que estamos em tempos em que a incitação a violência é deflagrada por jornalistas, vende notícia e é aceita pela sociedade chegando aos linchamentos coletivos. Haveria sido um linchamento cívico o que aconteceu com Dilma?

Eu sinceramente sou contra qualquer tipo de linchamento, mas esse posicionamento binário do ou você está de um lado ou de outro, só tem acirrado ainda mais os ânimos, afinal, quem estava do lado do linchamento, tende a responder cada vez mais enfaticamente sua posição. Depois de tanta crítica ao ato no primeiro jogo do mundial como tendo sido algo como ato cívico falho, o que aconteceu no jogo no mineirão? A torcida parecendo comprovar o seu patriotismo entoa primeiramente o famoso "Ah, sou brasileiro" para emendar com o mesmo xingamento do Itaquerão. Será que opiniões vão continuar se acirrando em relação a isso? Na boa, continuo vendo apenas a intolerância à opinião do próximo e resumiria o ocorrido da seguinte forma.

Falta de Educação

Daquela básica, do cumprimento principalmente ao quem se encontra (ao seu ver) em uma posto social menor do que o seu. Ao carro do próximo mesmo depois de uma ação do qual não tenha gostado muito. Brasileiro xinga por tudo e toda hora e não estou colocando isso como privilégio (ou falta de) do brasileiro, mas, falta educação e respeito à opinião contrária. Se não pararmos para pensar sobre isso, vamos continuar nos linchamentos em redes sociais, os de via de fato ceifando vidas nas ruas e agora esse equivocadamente "linchamento cívico".

É apenas o que eu acho, antes de tudo partir do ponto de vista que todas as pessoas do mundo podem estar equivocadas sobre determinado assunto. Inclusive eu!




Nenhum comentário:

Postar um comentário