quinta-feira, 3 de julho de 2014

É tudo ou nada!

Por incrível que possa parecer, faltam apenas 8 jogos para acabar a copa do mundo, dos quais 7 realmente decide quem levanta a taça (um dos jogos é a disputa pelo terceiro lugar). Como diria o velho lobo, faltam apenas 3 jogos para o Brasil sagrar-se hexa.



E a copa é isso. 48 jogos na primeira fase onde você pode perder uma partida e acertar para chegar nas oitavas de final, daí para frente, é o chamado mata-mata (para mim, mata-mata é ida e volta), que eu chamo de matar ou morrer.

Se na primeira fase tivemos uma chuva de gols, nas oitavas os jogos foram muito mais equilibrados, mas temos um dado que tem passado despercebido pela maioria das pessoas. Temos confrontos entre primeiros de um grupo contra os segundos de outros nas oitavas não é? Diga-me sem pestanejar quantos primeiros e quantos segundos passaram? Eu te respondo: 8 primeiros. Ou seja, a performance da primeira fase parece demonstrar quem tem mais condições. O primeiro Brasil tirou o segundo (e grande time) do Chile, mas aí é que os números começam a jogar contra a seleção canarinha.

Dos oito times que restam, O Brasil tem a 7ª campanha. Frente apenas ao selecionado da Costa Rica. Qual a parte ruim dessa conclusão? Vamos jogar com o melhor time dos que sobraram. Colômbia com 12 pontos e que fez o difícil jogo das oitavas contra o Uruguai se tornar fácil. 2x0 sem sofrimento. Foi o único time que virou do primeiro para o segundo tempo já a frente do marcador.

A parte boa? Brasil estava "favorito" demais para essa copa e toda vez que isso acontece, sabemos o fim. Em contrapartida, quando não dão nada por nós, costumamos levar o caneco e tudo foi se complicando ao longo da copa. Até acho que Felipão vai morder a beira do campo. Deve promover alguma mudança no time e não me surpreenderia se ele inclusive alterar o padrão tático do Brasil.

No fundo, quero que a Colômbia acredite e venha para cima do Brasil. Em termos estatísticos isso da tão certo para o Brasil. Fora isso, preparem os seus desfibriladores...

Um comentário: