sexta-feira, 11 de julho de 2014

Obrigado Alemanha



Embora a Alemanha não seja capaz ainda sequer de alcançar o Brasil em número de títulos, o alarme está ligado para quem deseja continuar no posto de país do futebol. Klose é o maior artilheiro de todos os tempos, sua seleção já possui mais gols do que o Brasil, já esteve em mais semi-finais e depois de enfiar a maior goleada da história no time brasileiro, passou a ter mais finais do que o Brasil. Para uma sociedade que se importa apenas com o vencedor, ok, mas os números mostram que o Brasil bambeia em seu posto.  Lembrando Parreira, onde um gol é só um detalhe, eles também já possuem mais gols do que a gente, mas isso é um mero detalhe....

A imprensa alemã foi bastante pesada quanto a atuação de nossa seleção e eu sinceramente não tenho como discordar do que ali foi dito.

O problema parece ser tão mais embaixo que Alex que hoje joga no Coritiba e é membro do Bom Senso Futebol Clube alegou que "A CBF cuida apenas da seleção brasileira. Quem realmente cuida do futebol brasileiro é a Globo".

O pior é que essas cotas de televisão são equilibradas de forma daninha ao futebol beneficiando e canalizando boa parte da renda para poucos times e deixa os outros mendigando. Sabe o Ituano, campeão Paulista de 2014? Uma semana após o feito heróico, já tinha 8 de seus titulares vendidos para quem realmente detém o poder financeiro. O que esperar do Ituano no próximo ano? Você acha que eles vão estar mais próximos de lutar pelo título ou do rebaixamento?

7x1 é uma pancada que o brasileiro nunca mais vai esquecer (exceto se perder outra copa na final dentro de casa por 8x0 para Argentina ou Uruguai), mas as vezes os tropeços fazem com que olhemos ao redor e repensemos as coisas. A realidade é que no futebol, Davi vence Golias todo o tempo, mas desde a última copa, isso tem sido cada vez mais raro. Golias 7x1 Davi. Enquanto ficamos jogando contra Sérvia e Panamá antes da copa, os alemães procuravam enfrentar times relevantes. Eles que caíram em sua semi-final em casa em 2006 planejaram-se para ganhar esse ano. Pode ser que não ganhem, mas ao meu ver, eles tem hoje sim o melhor futebol.

Enquanto por lá o rateio da televisão é de forma igualitária para os times, aqui, estima-se que entre 2016 e 2019, a Globo vai pagar R$ 4,11 bilhões, sendo que apenas 3 deles (Flamengo, Corinthians e São Paulo) vão ficar com quase R$ 500 milhões. Daí vem aquele papo de brasileiro esperto. Os dirigentes desses times acham que estão certos e vamos ficando nessa. Começamos a pensar em mercado e os germânicos em futebol. Passando a ressaca moral desse jogo, começo a achar que foi o melhor que pode acontecer para o futebol brasileiro no futuro. Agora é acordar no meio da noite não acreditando que isso realmente aconteceu.

Algumas vezes vejo argumentações de quem não acompanha um jogo, não sabe ver um impedimento, não sabe o que é um esquema 4-3-3 ou um volante de contenção "saber exatamente" o que tinha que ser feito. Eu prefiro ficar com as palavras do craque Tostão que saiu nos jornais hoje e do fundo do coração agradecer aos alemães por essa lição.

A gente pode continuar se apegando as 5 copas contra 3 deles, ou 4 que sejam, mas os números? Esses podem esconder tanta coisa. Segue abaixo as estatísticas da aula que o Brasil recebeu. A coluna da esquerda é do Brasil. Mas se você visse apenas essas estatísticas, pensaria que o time havia perdido de 7x1?



Nenhum comentário:

Postar um comentário