sexta-feira, 16 de abril de 2010

Sobre os 36 anos


Quase nunca dou continuidade ao que lancei no dia anterior, ou mesmo volto a citar uma antiga postagem. Dessa vez no entanto, creio ser preciso. Quem me conhece de longa data sabe o quanto posso ser surreal para entender a realidade que me cerca. Assim sendo, desenvolvo raciocínios e metáforas para entender-me. De fato nossa percepção é amplamente equivocada no começo de nossa vida, mas existe uma idade (talvez por volta de 27 anos, uns mais, outros menos e talvez uns nunca) que entendemos o passar dos anos. O que realmente vai diferenciar como o sentimos, são nossas expectativas, nossas privações (ou não), nossa submissão a isso ou aquilo pela privação de nossa condição financeira, ou pelo total descompromisso por ter uma vida financeira estabelecida.

A verdade é que, tivesse eu 28, 54 ou 82 anos, concluiría que X anos valem X anos. Se para algumas pessoas parecem semanas e para outras eternidades, temos que entender o que cercou a vida dessa pessoa para que ela assim sentisse. Se almejou viajar para aquele país distante e nunca o fez, pode ter achado que a vida passou rapidamente e não houve tempo para tal. Se foi agraciado por uma fortuna inesperada e aos 21 anos conheceu não apenas esse lugar, como qualquer outro cartão postal do mundo, vai parecer estar de férias. O tempo quanto ao que se define por tempo, foi igual.

Escrevo como terapia, (além da outra que costumo dizer que tenho e da qual acabei de chegar) e quero ter apenas a consciência que não passou muito, ou pouco tempo e sim exatos 36 anos. Assim poderei arcar com as conseqências dos meus erros.



É apenas o que eu acho...

3 comentários:

  1. O problema é quando não percebemos quais foram nossos erros... E quando percebemos, se dá tempo de voltar atrás... Tenho 38 anos e às vezes acho que errei demais, perdi tempo demais... Aí, tenho que aceitar os fatos. E dói muito saber que poderia ter feito diferente e não fiz.

    ResponderExcluir
  2. Saúdo todos os anos, em um único e grande momento, o "Aqui e Agora" pois é nesse espaço/tempo que vivenciamos tudo que já estamos preparados.

    ResponderExcluir