segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

O que há com o Futebol no Brasil?

(imagem retirada de globoesporte.globo.com)

Tem aquele velho ar de soberba para com o adversário. Aquele mesmo que nos fez perder a copa de 2006 com um jogo ridículo e apático contra a França. 

Sempre achamos que o futebol brasileiro vai tirar jogadas mirabolantes de dentro da cartola e pronto. E sim, acreditamos nisso por que ela várias acontece e caso isso houvesse acontecido mais uma vez, ninguém estaria falando nada, mas como aquela velha emissora cria seus mitos, destrói como e quando quer. Basta ver o caso Dunga onde foi escorraçado após rusgas com a tal emissora, mas a postura dele foi muito semelhante a de Felipão em 2002, mas vencendo, ninguém fala nada, assim como não falariam nada de Muricy. Não é isso o que realmente importa.

Vamos ao jogo. Foi uma aula, onde o Barcelona enfiou 4 e poderia ter feito mais (só bola na trave, foram mais duas), Xavi 102 passes e um erro. Iniesta 120 passes, nenhum erro, mas simplesmente não é essa a questão. Quantas vezes não vimos um time ser massacrado e em um contra-ataque vencer por um a zero? Acontece que dessa vez, Davi não venceu Golias.  Por esses motivos, não vou me ater ao resultado do jogo. O Santos é simplesmente o atual campeão da libertadores. Não há como negar esse fato. Foram campeões com mérito e levantei-me em um domingo de manhã para ver um espetáculo, mas vi uma aula. Não de futebol propriamente dito, mas de postura e atitude.

Detalhe: Não preciso falar de um único nome do time, afinal, não foi um nome que fez a diferença. O que se viu foi impressionante. Uma aula de filosofia, postura e amor a camisa. Um projeto a longo prazo que destoa dos técnicos brasileiros caindo com algumas rodadas sem vencer. Jogar e dar espetáculo como fazia Telê Santana. Coisa que o Brasil perdeu desde a era Lazaroni. O Santos parecia um excelente time europeu com dois nomes que poderiam (e podem) mudar o jogo a qualquer momento e o Barcelona parecia a seleção brasileira de 82 (que genial como era, não venceu a copa)com a disciplina dos europeus.


Na mídia brasileira, como sempre, nossos jogadores eram endeusados e pareciam curtir o seu papel de pop star, só que uma hora é preciso jogar, e foi estarrecedor ver o Santos olhar o time catalão jogar e simplesmente não conseguir fazer nada. O primeiro tempo então, tive até pena do time do Santos. Parecia um lutador da UFC brigando com um ser humano normal. 
O futebol dos espanhóis é quase chato (talvez por que eu esteja acostumado a ver uma guerra física do atual futebol brasileiro com gol aos 46' do segundo tempo do que o jogo de xadrez proposto pelo "Barça"). Uma máquina de jogar bola como a Holanda de 74, aliada ao futebol arte dos quais já muito nos gabamos. Eu tenho o costume de ver algum jogo outra vez depois já sabendo o resultado e vendo friamente o jogo. Mais de 40 minutos do segundo tempo e o Barcelona tentava fazer gol da mesma forma. O relógio expira os 46 e o jogo termina com o Santos abafado em sua área. 75% de posse de bola. Qual a grande lição disso? 
O futebol brasileiro é dirigido por pessoas que pensam em dinheiro e pronto. Tirando Marcos do Palmeiras e Rogério Ceni do São Paulo, os jogadores só pensam em dinheiro também, mas o Barça parecia dar prazer aos que estavam ali dentro de campo. 

Coincidência? Quem ganhou a última copa? Qual o time base que ganhou a copa? Novamente pergunto, qual a lição que devemos ter?

Descer do salto e reconhecer que nesse atual momento, o futebol espanhol é o melhor do mundo. Eles aprenderam com a escola sul-americana e acrescentaram a disposição tática dos europeus. Eles são os alvos a serem batidos no momento. Nossa pátria não desponta mais do ponto mais alto do ranking da FIFA.

Já tem muito tempo que não sei o que é sentar na frente da tv e assistir uma partida de futebol, até porque, eu perdi o interesse total por esse comércio. Nem mesmo jogos da ‘seleção’ eu paro para ver. Vejo apenas jogos do meu time por ser o meu "botão turn on/off" da realidade e pronto. Achei no entanto que veria um jogaço, mas vi uma aula.

Parabéns ao Barcelona que apenas se iguala ao Santos na história com o seu bi-campeonato. Falem o que quiserem todos os outros torcedores que preocupam-se apenas em "troçar" os outros times.

Aprendamos a lição dada pelos atuais campeões do mundo.

2 comentários: