quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

A terceira guerra mundial começou?

Se você tem um pouco mais de 30 anos, pode lembrar de filmes onde um garoto invadia o sistema de defesa do governo de um determinado país. Vírus mandado por fibras óticas era algo inimaginável enquanto que hoje faz parte de nosso cotidiano. 

O que realmente me intriga é a não cobertura da mídia sobre o que está acontecendo. Sem falso engajamento intelectual, não vejo BBB ou não sei quem é Luiza pelo simples fato de não me interessar nem um pouco, mas sou capaz de gostar de coisas mais toscas e superficiais ainda e não vejo o menor problema nisso. Apenas não me apetece, mas vamos lá. Pensemos: BBB é mais importante do que o que tem acontecido com a Cracolândia? Na mídia, parece que sim.

Adensando o que penso, mesmo o ocorrido ao ataque do carro de Kassab agora pouco no centro de São Paulo, ou a homérica vaia levada pela prefeita de Fortaleza são coisas menores ao que tem acontecido pelo simples fato de que esses acontecimentos tem um impacto regional em primeiro plano, enquanto que o que o grupo denominado Anonymous está fazendo tem uma abrangência mundial.


No fundo, penso que a humanidade não mudou muita coisa. Somos verdadeiros símios tentando derrubar o líder na base da força. Com a sofisticação do raciocínio humano, criaram-se formas além da força física inicialmente com armas, depois poder financeiro e hoje em dia até pelos meios de comunicação e a abrangência de pessoas que uma pessoa pode atingir. Algo que falei em uma rede social dia desses deu o que falar. Enquanto cogitam caçar a concessão de transmissão de uma rede de tv, penso que seja mais fácil ela manipular e derrubar esse governo, mas isso é papo para outra hora.

A questão é que o que não contavam, era que a ferramenta utilizada agora é de igual para igual. Tem-se cabeça? Computador? Então pode-se guerrear. E é o que se tem feito em países do Oriente Médio ou da África, levando a revista Time a colocar o anônimo internauta como a celebridade do ano. Parece que estavam profetizando. O grupo Anonymous que também se utiliza de uma máscara criada por Alan Moore no filme V de vingança (que tem embasamento político) está aí invadindo sites pelo mundo inteiro. Uma guerra virtual está sendo travada como nunca foi. O criador do Megauploud está preso, em contrapartida, o grupo de hackers derrubou o site do FBI entre outros e disponibilizou toda a discografia e filmografia da Sony Music na rede. Se isso é bom ou não, certo ou não, prejudica esse ou aquele, também é outro papo. O que realmente me intriga é:

Qual a razão da grande mídia não relatar isso?


Parece que existe mais conchavos no topo da pirâmide do que demonstram haver...

Nenhum comentário:

Postar um comentário