sexta-feira, 4 de julho de 2014

Ah se eu fosse sociólogo...



Quantos vezes já usei dessa expressão para abordar o tema em minha vida? Não o sendo, vou pular várias questões como os insultos racistas que Zuniga sofre nesse momento em sua rede no twitter. Vou ainda mais longe, se houve erro no lance, foi do juiz em não dar cartão amarelo em uma falta dura, mas comum em jogo para parar o contra-ataque (e não estava ele certo em dar a lei da vantagem?). Nem os próprios jogadores de Felipão pararam para atender o camisa 10 por não pensarem ter sido tão grave assim. Vela ver a cara de espanto e descrença quando Fred é avisado da lesão de Neymar. Uma observação válida também é que Fernandinho cometeu 3 ou 4 faltas passíveis de amarelo e uma idêntica ao que Zuniga fez em James, mas...

Como eu disse, vou pular e vou pular ali para a arquibancada e tentar filtrar um pouco da passionalidade e trazer um pouco de razão para o esporte que não possui a menor lógica de previsões. O que nos restam são números que a longo prazo servem para mostrar acontecimentos e é neles que vou tecer meus comentários.

Lembram quando ontem falei que o Brasil tinha a 7ª campanha e jogaria contra a melhor campanha de até então? Pois é, contra a Alemanha, continuaremos atrás deles e só não seremos os piores dos 4 semi-finalistas se Costa Rica continuar aprontando.

Mas o que fazer sem o camisa 10? Se você é novo e não se recorda, Raí em má fase é sacado do time de 1994 e Mazinho assume a camisa e ainda muito mais distante, em 1962, nada mais, nada menos do que Pelé sofre lesão e fica fora da copa. Coube a Amarildo substituir Pelé que tinha tudo para ser o nome da copa, assim como Neymar nessa. Eu podia apelar para a coincidência de uma população perguntando "Cadê o Amarildo?" Infelizmente, parece que aqui também não encontraremos Amarildo. (Ronaldinho Gaúcho, Kaká ou mesmo Robinho poderiam fazer essa função). Que encontremos um Mazinho como em 94.

O que parece que pode favorecer o Brasil é que ao longo do copa, tudo virou um drama e já não éramos mais tidos como principais candidatos ao título. Quando fomos como em 66, 74, 82, 2006, deu no que deu. Agora o Brasil tem que se levantar e provar que pode ser campeão, assim como 70, 94 e 2002.

Querendo ou não, com apenas mais dois jogos, o Brasil pode ser hexa e embora as pessoas falem que a arbitragem está contra o Brasil, só me recordo de um lance que achei errado contra o Brasil. Um empedimento ainda contra a Croácia no qual o bandeira errou e não o juiz. No resto, creio que a arbitragem acertou, mas também fica claro que não estão ajudando o Brasil.

Agora vai Neymar e emana a tua vibração para quem estiver dentro de campo....

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. É primo, muito bem colocada suas palavras, mas deixo aqui minha opinião pessoal. O Brasil tecnicamente falando destacou-se na partida... mereceu ganhar o jogo. Apenas perdeu um pouco o foco nos 15 minutos finais... mas... deixo a minha indignação contra a brutalidade do jogador colombiano que tirou nosso Neymar da copa e o problema não é só esse!!! Fraturar a vértebra do nosso camisa 10 "pelas costas" ???????????? FORA COLÔMBIA!!!! BOA VIAGEM DE REGRESSO AO SEU PAÍS! O único jogador colombiano que merece meu respeito e admiração é o James Rodrigues, nele parece que há um coração que bate em compasso no peito.

    ResponderExcluir