terça-feira, 29 de junho de 2010

Chegou a hora


 



32 times chegaram. Apenas 8 ainda podem levantar a taça. Fato que só pode ser repetido por 4 seleções. Apenas 2 já conseguiram o fato por pelo menos 3 vezes, mas a torcida é que a única que pode levantar pela sexta vez o tão sonhado caneco, o faça.

Até então, foram 56 jogos (dos quais consegui ver 54 para manter a tradição), mas agora é a famosa hora da verdade. Na primeira fase, existe a possibilidade de dar uma escorregada, mas manter-se vivo. Se o Brasil empatou uma, Gana e as favoritas Alemanha e Espanha chegaram a perder partidas na primeira fase e aí estão. Agora, simplesmente não existe mais essa possibilidade e copa tem a particularidade de não ser exatamente o melhor a vencer. Agora, cada jogo é tudo ou nada. Simplesmente não interessa toda a história de Dunga nesses quase 4 anos frente a seleção canarinha. É ganhar e continuar sonhando, ou fazer as malas de volta para casa.

Copas acabam quase que em sua totalidade com os mesmos campeões de sempre. Das 18 já disputadas, 16 ficaram com apenas 5 equipes. Dessas 5, apenas a Itália com pífia campanha não pode ajudar na escrita. Das 4 que ficam, somam 12 títulos. Duas copas apenas quebra essa escrita com Inglaterra em 1966 e França em 1988. Toda copa no entanto, tem um time chegando entre as 4 para tentar entrar nesse seleto clube. Seleções de Estados Unidos, Iugoslávia, Tchecoslováquia, Áustria, Hungria, Suécia, Espanha, Chile, Portugal, União Soviética, Holanda, Polônia, Bélgica, Bulgária, Croácia, Turquia e Coréia do Sul já bateram na "trave". Alguns países nem existem mais e mesmo a Croácia é um país dissidente da antiga Iugoslávia. Ou seja, a lógica não é algo associado ao futebol, lógico, inclusive a lógica pode acontecer dessa vez.








É apenas o que eu acho...

Nenhum comentário:

Postar um comentário