quinta-feira, 8 de julho de 2010

Campeã inédita



X  






Apenas mais um jogo nos separa da seleção que ostentará por 4 anos a faixa de atual campeã mundial. A última vez que duas seleções sem títulos decidiram a copa, foi em 1978 onde a mesma Holanda cedeu frente o time Argentino. Aliás, o "Carrossel holandês" revolucionou o futebol na década de 70 chegando na final de 1974 também. Já a "Fúria" que é como é conhecida a seleção espanhola chega em sua primeira final, apesar de sempre vir credenciada com um bom time. 

De antemão, sabemos que a Europa terá agora dez títulos frente os nove da América do sul visto que ambas as seleções são do velho continente. Segunda final consecutiva entre os europeus. Fato acontecido apenas nas copas de 34 e 38. Sul-americanos decidiram já, mas não por duas vezes seguidas como agora.

Uma outra particularidade dessa copa é que teremos um campeão de fora do continente. Fato alcançado apenas pelo Brasil em 58 na Suécia e 2002 com a copa asiática. 

A verdade é que a lógica do futebol parece ser a de não privilegiar a lógica. Por mais entendido que alguém possa ser, não vi ninguém prever Holanda e Espanha na final. Um ou outro sim, mas os dois não. Raramente por sinal, o melhor ganha e tirando o patriotismo numa análise apaixonada por um futebol vistoso de se ver, digo que teríamos a Alemanha em primeiro, seguido de Holanda, Argentina e o Brasil apenas em quarto lugar. No entanto, não é a minha opinião que vai entrar para a história. 

Queria apenas ressaltar que o que me alegra ao final dessa copa é que excetuando o time do Chile que jogava pra frente e caiu nas oitavas e o Paraguai que jogou baseado na defesa e passou até as quartas, privilegiou-se os times com propostas ofensivas. Até a Alemanha que sempre mostrou um futebol de resultados mostrou-nos um futebol com desenvoltura. Pela primeira vez na história gostei de ver um time germânico jogando e sentindo a sua eliminação pelo futebol jogado. No final, sou um romântico e gosto sempre do futebol mais poético. Talvez por isso eu torça para a "Laranja mecânica". Que a minha vó (espanhola) não veja essa postagem...

Nenhum comentário:

Postar um comentário