domingo, 11 de julho de 2010

Espanha ingressa seleto clube


Começando por Alemanha 3 x 2 Uruguai. Confesso que embora a Alemanha tenha apresentado um futebol mais vistoso, torcia pelo time uruguaio pelo simples fato que a Alemanha em toda copa chega. É impressionante o seu aproveitamento. Já para o Uruguai, é um renascimento ao melhor estilo Fênix renascida das cinzas. Klose que poderia alcançar Ronaldo, sequer jogou.

Quanto a nossa inédita final, vale lembrar que me pareceu uma copa final. Foi a primeira que não tinha Brasil, Argentina, Alemanha ou Itália

Escrevi um tempo atrás que as copas de 66 e 98 foram copas "estranhas". Por hora, essa copa me pareceu uma copa estranha. Só o tempo nos dirá. Uma copa com final pouco provável, uma copa com Jabulanis ao invés de bolas (toda copa as bolas tem nome) e que ainda mudou de nome para Jobulani no jogo final. Uma copa onde não se ouvia os cantos das torcidas e sim vuvuzelas. Uma copa onde pela primeira vez o país sede não passou da primeira fase. Uma copa em que uma selação que não consegue vencer ninguém foi a única a vencer a campeã (Suiça na primeira 1ª rodada da 1ª fase). Uma copa que não teve um artilheiro e sim um grupo com 5 gols (Müller, Forlán, Villa e Sneijder). O melhor jogador da copa (Forlan) sequer esteve na final e se procurar vai ter mais. Apenas um certo polvo sabia de tudo.


Quanto ao jogo em si, existem inúmeros comentaristas, matérias, programas e postagens do tipo e procurei observar algo além. Parabéns ao selecionado espanhol e talvez a Holanda fique marcada para a história com a Tchecoslováquia e Hungria que mereciam, mas não levaram o título. 

Umas das graças das copas é que elas tem o poder de alterar os compromissos de milhões de pessoas ao redor do mundo a cada 4 anos. Daqui a 4 anos poderemos ter uma sensação melhor dessa copa e agora podemos começar a contagem regressiva para a copa do mundo de 2014. Sendo país sede, já estamos automaticamente classificados, sem passar pelas eliminatórias. Espero que alguém em 2014 possa falar que ainda lembra dessa postagem como se fosse ontem. Obviamente que este blog não tem um respaldo de um grande meio de comunicação e provavelmente ninguém dirá...é apenas o que eu acho...

2 comentários:

  1. É devo concordar por completo a todas as citações.Tirando a graça do tal polvo que vai escrever uma biblia daqui a pouco,o resto é sério porque foi uma copa broxante de tão estranha.
    Uruguai é e foi tudo isso,com todos os pontos inclusos,foi triste ver em 4°.Eu queria mesmo algo inedito,e eles mereciam esse titulo.Já não ver o Brasil na final ou pelo menos nas finais,foi triste,broxante e de dar ressaca so de pensar.Aquela ressaca chata de programa de indio.E o pior,ver todo aquele colorido indo embora em questão de dias após sua saida do brasil da copa.Mais broxante ainda..
    E as torcidas??Cadê os gritos contagiantes?As imagens são lindas,mas ouvir as vezes tb é bom,as vuvuzelas tiraram tudo e a torcida se rendeu em não gritar e deixar tudo por conta delas.
    Disse tudo e mais um pouco muchacho!rs E pode deixar que vamos lembrar do blog,pelo menos eu sei que minha memoria não é tão curta com 4 anos..rs
    Tédio total essa copa(mesmo vendo os jogos e dando uns berros e xingamenos uma vez ou outra e na torcida pra ver coisas "diferentes").Pelo menos agora que acabou to tendo essa sensação de tédio total sem aquela sensação de nossa,teve uma copa esse ano.

    ResponderExcluir
  2. Como a Rosanna, minha memória não é tão curta! Pelo menos nós duas vamos lembrar do seu blog! E vamos combinar que essa copa foi chaaaaata!

    ResponderExcluir