sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

A mente não te mente


A mente está mais intimamente ligada com o nosso interior do que os nossos próprios corpos. 


Sigmund Freud dividiu a mente humana em 3 partes, por assim dizer;
1. O inconsciente
2. O Consciente
3. A Consciência
 







Freud deu a estas três partes da mente nomes técnicos específicos, chamando o Inconsciente de Id; o Consciente de Ego e a Consciência de Superego. 

De uma forma mais didática, ele comparou a mente com uma casa. Poderíamos chamar o Inconsciente de porão (andar subterrâneo), o Consciente de andar principal (parte da casa onde realmente vivemos e nos entretemos), e a Consciência de sótão (o censor). Quem sou eu para discorrer sobre Freud? Nem me atrevo...


Entre nós, é disseminada a idéia de que usamos apenas 10% de nosso cérebro. “Esta idéia não faz o menor sentido. Usamos o cérebro todo, o tempo inteiro. Para afirmar que o homem utiliza 10% do cérebro, é preciso determinar claramente o que são os 100%, e ninguém cometeria a insensatez de estabelecer um referencial para o outro”, sustenta Suzana, neurocientista formada pela Case Western Reserve University (EUA), Universidade Paris VI (França) e Instituto Max-Planck para a Pesquisa do Cérebro em Frankfurt (Alemanha), além de ser graduada em biologia pela UFRJ. Outra vez, quem sou eu para optar sobre neurociência? Nem me atrevo...parte 2


Deixa eu ir para as minhas "teorias sem o menor fundamento científico".  


A mente é a única coisa que nos sobra quando nos sobra algo, afinal de contas, o que adianta eu ganhar uma mega herança e não precisar nunca mais trabalhar se eu não tiver uma sanidade para poder gozar  desse benefício? Nossa mente é a nossa maior arma e ela deve ser nutrida acima de tudo.  Ela é o único refúgio das pessoas que por algum motivo sofra uma solidão profunda. Seja por um naufrágio, por estar preso ou qualquer outra coisa. Temos o famoso caso de Jean-Dominique Bauby que aos 43 anos sofre um derrame cerebral, passa 20 dias em coma para finalmente acordar e dar-se conta que estava sofrendo uma rara paralisia no qual restou-lhe apenas o movimento do olho esquerdo. Ele era editor da revista Elle e vivia uma vida regada a festas, confortos e alegria de um homem rico e de sucesso. Quando  Bauby recobra a consciência, recusa a aceitar seu destino. Aprende a se comunicar piscando letras do alfabeto e forma palavras, frases e até parágrafos. Cria um mundo próprio, contando com aquilo que não se paralisou: sua imaginação e sua memória. Para quem se interessar, é só procurar: O escafandro e a borboleta.


Não sei nem se posso considerar isso uma dica literária ou de cinema...
Nem me atrevo...parte 3


A mente não te mente
Não tente me entender
Não me tente


É apenas o que eu acho...





2 comentários:

  1. 1. O inconsciente
    2. O Consciente
    3. A Consciência


    Não entram em acordo de jeito nenhum...

    ResponderExcluir
  2. Sempre que a mente humana entra em questão a discussão pode duras dias, anos ... É um ponto bem delicado, eu particularmente não acho que o ser humano use apenas 10% da sua capacidade, mas posso estar errada, sei lá.

    ResponderExcluir