segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Kafka à beira-mar



Venho falar de uma experiência particular com o mundo literário. Algumas pessoas que convivem comigo sabem que não ando sem um livro, mas isto deu-se em virtude da acontecimentos em minha vida que me fizeram fugir para esse mundo.

Desde muito novo, me vi mudando de casa de tempos em tempos e isso era simplesmente aterrorizante para um garoto de 7 anos. Sobrava-me os discos (os velhos bolachões de vinil) e os livros para resistir a solidão de cada novo lugar em que eu chegava. Somente quando existia uma bola de futebol, eu conseguia rapidamente me enturmar com as pessoas. Sendo assim, comecei a consumir vorazmente revistas em quadrinho. Ainda criança ia aos sebos procurar edições anteriores. Começar a ler livros foi conseqüência natural para esse hábito desenvolvido. Na verdade, os livros e seus personagens eram os meus amigos. Engana-se por exemplo quem acha que eu escolhia os autores, era o acaso que me escolhia e assim até  hoje continuo. Vez por outra alguém chega dizendo que eu preciso ler o livro tal, mas acabo lendo sempre aquele que aparece na minha frente e fica aqui a dica de Kafka à beira-mar.










O livro foi escrito por Haruki Murakami, nascido em Kyoto, Japão, em janeiro de 1949. Cresceu em Kobe e se graduou na Universidade Waseda, em Tóquio. Viveu por quatro anos nos Estados Unidos, onde deu aulas em Princeton, e regressou ao país natal em 1995. É considerado um dos autores mais importantes da atual literatura japonesa. Sua obra foi traduzida em 34 idiomas.


Vale apenas ressaltar que o livro possui uma narrativa completamente surreal, como o sr. Nakata que tem o dom de conversar com os gatos e a forma em que os felinos são descritos fazem você acreditar que Haruki os conhece muito bem.


Dica literária deste músico que acredita que pode ser interessante ler um bom livro.




É apenas o que eu acho...

Um comentário:

  1. Vou ver se eu encontro o livro, já que terminei ontem de ler um. Por acaso o livro tem alguma coisa a ver com Franz Kafka?

    ResponderExcluir