quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

A ocasião faz o ladrão.



Frase com certa sutileza malvada embutida. Dá conta implicitamente de que, havendo ocasião, surge inevitavelmente o ladrão.
Nosso grande mestre Machado de Assis (1839-1908), ainda que tão cínico e mordaz, corrigiu a máxima com muita propriedade para:
"Não é a ocasião que faz o ladrão, o provérbio está errado. A forma exata deve ser esta: a ocasião faz o furto; o ladrão nasce feito". Pensando bem, é quase pior.
Mas nosso gênio literário vivia em outros tempos e não conheceu o "AUXÍLIO RECLUSÃO".
Todo presidiário com filhos tem direito a uma bolsa que, a partir de 1º/1/2010 é de R$798,30

Não acredita? Então clica no site da Previdência Social que você vai ver.


O mais legal (legal para quem cara pálida?) é que é um benefício cumulativo. Imaginemos uma situação onde a pessoa tenha 5 filhos. Ela teria um benefício de  R$3.991,50 da Previdência Social. Tem pai de família honesto que recebe isso sim, mas sabemos que é a minoria no Brasil. O que dizer então dos aposentados? Aposentado que trabalhou e contribuiu a vida inteira e ainda tem que se submeter ao fator previdenciário?


Dessa forma, infelizmente podemos chegar na bizarra conclusão que esse é um bom caminho financeiro.


Os tempos mudam, as máximas mudam. Se vivo hoje estivesse, perguntaria ao nosso ícone Machado de Assis se a frase não poderia novamente ser alterada para " O ladrão não nasce feito, mas o governo incentiva".


E ainda dizem que o crime não compensa...




É apenas o que eu acho...


P.S.:...mas não deveria

Um comentário:

  1. Ridículo isso! Existem profissionais formados que não ganham isso, pra mim isso é mais um incentivo pro crime. Deveriam se preocupar mais com quem merece, não que presidiários deixem de ser humanos por fazerem o mal alheio, mas ainda tem tanta coisa pra fazer, ao invés de dar auxilio, poderiam melhorar a condição dos presídios pra acabar com essas rebeliões, que sempre acabam ferindo policiais, seguranças e pessoas de bem. Bom, mas essa discussão vai bem além disso ...

    ResponderExcluir