sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Pra que serve um artista?



O que é ser um artista? E pra que serve essa "porra" de classe na qual estou inserida?
Ser artista é ser um cara que implora para ser visto e faz de tudo para que as pessoas notem o seu trabalho para enfim, quando é reconhecido, dar as costas e andar com seguranças para todos os lados? Desculpe. Creio que não...

Em todos os lugares temos pessoas que acham que possuem uma missão messiânica na terra. No meio artístico eles não acham. Eles simplesmente tem certeza disso. Felizmente existem exceções...


Não penso ser melhor do que ninguém, nem ter super poderes. Não acho que sei o que é certo e nunca vou querer furar uma fila por ser um artista. Isso é coisa para pessoas egoístas. Achar que sei o que é melhor para outra pessoa então? Não sei o melhor para mim...não sou tão pretensioso assim.


Ser artista é apenas ser eternamente criança
Ser artista é trilhar o seu caminho

Como sempre, penso que tudo o que escrevo vale única e exclusivamente para mim. Não tem a menor importância o que escrevo e faço-os para afugentar meus "demônios de estimação" e para pensar, pensar e pensar para ver se aprendo com minhas experiências.

De uma coisa eu posso colher entre relatos de vários artistas, seja por biografias, reportagens ou mesmo de bate papo com alguns. A grande maioria apenas quer ser ele mesmo e se sentir realizado pela sua obra. O artista deve ser a pessoa que nos mostra a sua realidade, o seu ponto de vista e nos faz pensar. 

O médico serve para nos curar das enfermidades
O motorista para nos transportar
O agricultor para produzir os alimentos
E o cozinheiro para preparar a comida

O artista é um grande "viajandão" e assim penso que deva ser mesmo. Devem ser loucos e desligados desse mundo caótico, ou melhor, construir o seu próprio caos pessoal através de sua arte e pronto. O meu caos não te atrapalha como os caos que temos por aí.

Ser artista é ser livre para ir para onde quer e nada mais do que isso, mas caros amigos artistas, penso que vocês devem de fato ser livres e fazer o que acham que devem fazer quanto à estética que é ditada por sua cabeça e não pelo mercado, isso ou aquilo outro.

Sejamos livres, soltos, loucos, crianças, inconseqüentes, desprovidos de vingança ou ganância, mas acima de tudo, sejamos nós mesmos... SEJAMOS FELIZES!!!

Se você acha que viajei total, não perca seu tempo com toda essa baboseira. Saia correndo para trabalhar e juntar cada vez mais dinheiro.

Definitivamente isso não...


É apenas o que eu acho...



3 comentários:

  1. Olá sobrinho ! Passei apenas para lhe desejar boa sorte e saude ! Abraços !

    ResponderExcluir
  2. O anonimo é o seu tio cido Ok ? Abçs !

    ResponderExcluir
  3. Adorei o texto! Um dia pensando eu descobri q ser artista é a arte de descobrir a si mesmo.. acho q estamos de acordo..^^

    ResponderExcluir