terça-feira, 11 de maio de 2010

Contextualizando


Como sou uma criatura que possui gosto peculiar quanto as artes, gostaria de lembrar,que tudo aqui é apenas o que eu acho. No entanto também não posso me esquivar quanto a minha responsabilidade de formador (querendo ou não) de opinião. Muita coisa depende de sua interpretação, de seu conhecimento de dada arte e por que não dizer de sua história de vida que o levou até ali de uma forma peculiar e irrepetível. Costumo dizer que não sei tudo, não entendo tudo e por vezes questiono-me e sou um ser cheio de teorias malucas que permeiam o meu jeito de ser e uma delas é que posso estar completamente errado para com a maioria de minhas teorias.

Se eu pudesse escolher uma única para me agarrar, é que precisamos contextualizar para interpretar uma obra de arte e fui criticado por isso. Me disseram que uma obra tem o seu significado e pronto. Não penso assim. O que pensou ao ver a foto que ilustrou a postagem? Foto de D. Diarte que intitulada "Ovo de páscoa" me abre novas interpretações, mas creio que em uma galeria de arte, uma escola infantil ou em um culto religioso, teria reações completamente diversas. Como sempre, é apenas o que eu acho...e achei essa de A. Brito.



2 comentários:

  1. Assunto polêmico, rsrs... :) Não caia no blá-blá-blá empolado dos que fazem e criticam a arte. E o contexto é o que dá significado a algo.
    Fiquei pensando na reação de uma pessoa "muito puritana" ao ver a foto do "ovo"... No mínimo, diria tratar-se de uma grande suruba, hehe...
    Esses jovens! ;)
    Beijocas

    ResponderExcluir
  2. Bom...eu vou dizer uma coisa aqui mas adianto logo..."é apenas o que eu acho" (risos)

    Eu penso a arte não tem apenas um significado não, na minha opnião arte é o pensamento, o processo e a intencionalidade do artista...o objeto artístico é apenas o símbolo desse pensamento. A arte tem vários significados eu penso que não existe certo ou errado, o que existe é uma individualidade interpretativa que cada pessoa tem ao fruir uma obra de arte, a partir desse pensamento também me questiono se o artista é mesmo apenas o proponente da arte, o músico, o pintor...etc..e chego a conclusão de que quem dá significado para aquela arte é também quem frui e se a arte é pensamento tanto platéia e artista fazem arte mesmo que os significados sejam convergentes ou divergentes. Louco?
    É apenas o que eu acho...

    ResponderExcluir