sábado, 6 de março de 2010

Expectativas


Quem me conhece de perto (e podem apostar que são poucos), sabe que eu sou o "rei das teorias sem o menor fundamento científico". Aliás, existem aqueles como o meu amigo Marcos Maia (arquiteto, poeta, baterista do 4º Elemento entre outros), que acreditam que eu deva escrever um livro e olhe lá se eu também não acredite nisso. Uma das minhas inúmeras teorias é que a expectativa é fator determinante para a sua percepção de algo.

Muitas são as vezes em que determinado livro ou filme(ou qualquer outra coisa) nos é apresentado, e com uma empolgação tão grande daquele que o apresentou que você pensa: Só isso? E aquelas vezes em que você está caído na frente do seu televisor e começa um filme em que você não tem a menor expectativa e o acha bárbaro...lógico, você não esperava nada e dessa forma, suas expectativas só poderiam ser ultrapassadas. 

Certa vez conversava com o amigo Reynaldo Bessa (músico e escritor) que acabou dizendo que não lê as resenhas dos livros que lhe são oferecidos. Lê-os ao fim, apenas para discordar do que leu. Eu já tive uma experiência em que descartei por completo a possibilidade de ouvir um disco após ler uma exasperada crítica de um trabalho e qual não foi a minha surpresa ao ouvir o disco e pirar alguns meses depois. Será que isto aconteceu por eu já não mais ter expectativa alguma?

Dessa forma, adquiri o costume de entrar em um cinema sem saber muitas informações do filme e assim também leio os livros que o acaso me coloca no caminho. Gosto de descobrir coisas interessantes ao acaso. Gosto de sair andando pela rua sem saber onde vou parar. Posso dizer que hoje em dia eu não consiga fazer tanto quanto eu gostaria, mas estar com a possibilidade do novo sem expectativas é bom demais...


É apenas o que eu acho...

Um comentário:

  1. Também acho que quando se cria expectativa sobre algo, geralmente você se decepciona... Comigo normalmente acontece quando elogiam demais alguma coisa...

    ResponderExcluir