segunda-feira, 29 de março de 2010

grafite

Bom, antes de tudo já ouvi jornalista dizer que isso não é arte e sim expressão de marginais, mas se existe uma expressão de arte mais antiga do que essa que tem origem no período paleolítico que estendeu-se por volta de 50.0000 a 18.000 a.C.


Arte rupestre ou pintura rupestre é como ficou conhecido essas primeiras manifestações na vida dos homens do período pré-histórico Encontradas nos tetos e paredes das escuras grutas, descobertas por acaso, situadas em fundos de cavernas. Imitavam a sua relação com a natureza com o máximo de realismo, a partir de observações feitas durante a caçada.

O nome grafite que conhecemos, origina-se no império romano sobre as inscrições feitas em parede e para chegar na pichação foi um pulo, mas já por volta de 1968 com o movimento contracultural, ela adquire caráter poético-político em Paris e por que não dizer de contravenção? Mas daí resumirmos que todo grafite é marginalidade, parece-me uma visão estreita. Vou mais longe, pode até ser, estar dentro de um conceito fora da ordem e mesmo assim continuar sendo arte. Arte é uma coisa e marginalidade é outra. 

O grafite está ligado diretamente a vários movimentos, em especial ao Hip Hop. Para esse movimento, o grafite é a forma de expressar toda a opressão que a humanidade vive, principalmente os menos favorecidos, ou seja, o grafite reflete a realidade das ruas. O grafite foi introduzido no Brasil no final da década de 1970, em São Paulo. Engana-se no entanto quem acredita que o nosso grafite resumiu-se a copiar a arte vinda dos guetos americanos. Ele ganhou personalidade e é visto como um dos melhores grafites do mundo na atualidade.
                                                                                                                      


                                               
Esse grafite acima encontra-se em Olinda e na minha visão, não há como enxergar isso apenas como vandalismo e se assim fosse, alguns museus pelo mundo não abririam seu espaço para eles exporem seus trabalhos. Existem alguns grafiteiros renomados mundo afora e que vivem se sua arte.



Esse outro exemplo pode ser visto na Alemanha e se você der uma pesquisada, encontrará grafite por todo o mundo e finalizamos com uma outra nos Estados Unidos homenageando Frida Kahlo. Bom, respeito para quem continuar entendendo que isso não seja arte, mas eu enxergo-a como.






É apenas o que eu acho...







3 comentários:

  1. Grafite (que não e pichação) esta longe de ser vandalismo aliás, um ótimo grafiteiro é o banksy, um dos caras mais expressionista que eu já vi.

    ResponderExcluir
  2. Vou além, uma pichação também pode ser arte, assim como um grafite pode ser vandalismo. Uma coisa não tem haver com a outra.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Demetrius, você por acaso sabe dizer em que rua de Olinda fica esse belo Grafite?
    Abs!

    ResponderExcluir