quinta-feira, 13 de maio de 2010

Mike Patton


1991. Aguardo ansiosamente o Guns n` Roses entrar no palco do Rock in Rio II, mas antes tem uma banda desconhecida para abrir para eles. Fazer o que. Vamos ver. Adentra o palco o Faith no More (do qual foi a minha primeira posagem nesse blog). Pela primeira vez na minha vida "chapo de cara" com um som. Uma banda completamente diferente de que tudo que eu havia visto. Mesmo desconhecendo o repertório da banda, ficava mais boqiaberto a cada nova música. Ali eu já sentia que era diferente no gosto musical da maioria das pessoas.

O vocalista de tal banda era ninguém menos que "sir Mike Patton".Algum tempo depois fiquei sabendo que ele possuia uma banda anterior e deveras mais experimental e perturbadora intitulada Mr. Bungle. Sinceramente nem penso que todos devem ir atrás desse som. Talvez fazer um estágio em outros trabalhos desse ser ímpar da música.

Nosso anti-herói da música pop foi apresentando ao longo de sua carreira trabalhos solos e diversos outros grupos (Fantômas,Lovage, Tomahawk, e as citadas Mr. Bungle, Faith No More). A quantidade de outros projetos impressiona pela quantidade, levando-nos inclusive a pensar que temos um workaholic e em todos os trabalhos, apresentam-se composições com estruturas e execuções realmente acima da média dos trabalhos com estrofe e refrão apenas.

Dotado de um senso de humor peculiar e um tanto quanto agressivo para quem não está habituado, fora suas performances escatológicas e grunidos vocais dignos de um monstro de filme de terror e pronto. Taxa-se de louco e pronto, mas engana-se quem pensa que ele não sabe o que ele faz e o seu domínio vocal espanta pela gama de timbres que ele consegue produzir e em suas apresentações ao vivo, registra-se os mesmos grunidos fazendo com que vejamos que tudo foi pensado.

Grandes nomes da música por vezes passam sem causar grande influência em seu tempo para serem redescobertos posteriormente e penso que temos aqui um nome que pode juntar-se a Beethoven, Bob Dilan, Beatles, Bob Marley, Led Zeppelin, Frank Zappa ou NIrvana no sentido do que ele causou aos que vivem da mesma arte e por eles foram influenciados.

  


É apenas o que eu acho...

2 comentários:

  1. Lembro bem deles no Rock in Rio 2, e de enlouquecer ouvindo Epic. Realmente sem igual para o cenário musical da época.

    ResponderExcluir