quinta-feira, 25 de março de 2010

Outsiders


Essa expressão é utilizada por aqueles que se sentem deslocadas da maioria das outras pessoas. Não seguem seus padrões e comportamentos. Não gostam de ser rotuladas e não fazem política de boa vizinhança para aumentar sua aceitação perante o próximo.

Observadores natos, mas muitas vezes solitários, eles podem viver em seu próprio espaço e causar estranhamento aos que o cercam por serem considerados excêntricos. Isso muitas vezes causa um sentimento de transtorno nos "outsiders". Freqüentemente vão ao cinema, ou a outros locais só.

A arte acaba sendo um lugar de grande vazão para essas pessoas que sentem-se afastadas do cotidiano convencional. Em outras profissões fica extremamente complicado externar seu pensamento, suas idéias e seu mundo. Na arte encontram espaço para sua visão particular e chegam a ganhar respeito e seguidores mesmo possuindo uma estética diferente, mas conviver com eles não é necessariamente fácil. Por vezes são de difícil temperamento e suas vidas amorosas podem ser conturbadas. No final, fecham-se por não se adaptarem as regras e estruturas da sociedade, ou no mínimo, não aceitarem tais regras.

Não acho que se definir como um "outsider" seja necessariamente bom. É apenas uma constatação de que somos assim e isso pode fazer com que consigamos viver de uma forma um pouco mais harmoniosa. Isso não é uma questão de modismo, ortodoxia ou mesmo jargão. É apenas a constatação da diversidade humana. 


É apenas o que eu acho...

Um comentário: