segunda-feira, 8 de março de 2010

Quero o meu dia


Não estou dizendo que sou contra, apenas sempre fico pensando nesses dias.
Temos o dia internacional das mulheres, mas e o dia dos homens? Sem aquela piada que todos os outros dias... Temos o dia do orgulho gay. Nada contra eles. Defendo o direito de igualdade para todos, mas e o dia do orgulho hetero? Isso já não passa por uma desigualdade? Poderia reivindicar o dia da consciência branca visto que meus irmãos de raça tem o dia da consciência negra? Um dos maiores elogios que já recebi na minha vida foi durante uma apresentação do percussionista  Marcos Melo, em um palco em que este ser quase translúcido era o único representante da etnia branca e fui apresentado como um branco de musicalidade negra. E olhe lá se no fundo isso já não tenha uma leve pontada de desigualdade...

Você já deve ter visto umas camisas com a inscrição 100% negro (da qual eu inclusive usaria sem o menor problema), mas imagine do que eu poderia ser acusado se aparecesse com uma camisa 100% branco. Isso realmente pode gerar muita polêmica, mas já vi uma estudante de medicina de uma faculdade que sendo negra e tendo passado em segundo lugar tinha que ouvir que estava dentro da faculdade por causa das cotas raciais. Absurdo isso, mas você já parou para pensar que não temos cotas para albinos ou ruivos nas universidades? Se os negros são minoria perante o branco (o que estatiscamente não é no Brasil), o que dirá dos albinos e ruivos?

Acho que no dia em que não tivermos mais dia de raça, sexo, religião ou qualquer outra coisa que me torne diferente de cada pessoa, poderemos ser melhores.


É apenas o que eu acho...



P.S.: Antes que eu me esqueça, feliz dia das mulheres pelo que vocês são e não pelo dia em si. Feliz semana, mês, ano, décadas e décadas de alegrias e felicidades. Feliz e plena existência e vida para cada uma de vocês.

Um comentário:

  1. Eu concordo com o texto, a comemoração trás a desigualdade e um certo preconceito. Não quero defender, mas o dia da mulher é um POUCO diferente, pois além de homenagear as mulheres tem todo um passado por cima disso. :)

    ResponderExcluir