sábado, 23 de janeiro de 2010

Weather Report



Se você achou que eu ia falar do tempo, pode ser que eu fale de tempo caso eu tenha tempo ao final dessa matéria. Na verdade vim dar continuidade ao assunto de ontem: vanguarda

Essa imagem que ilustra o blog hoje é a capa do cd Heavy Weather originalmente gravado em 1977. A vanguarda dessas criaturas fizeram com que esse cd fosse o pai de um novo gênero musical. O jazz fusion, ou simplesmente fusion. Gênero do qual hoje tendemos a torcer o nariz por ter virado algo meio estapafúrdio de músicos virtuoses sem outra preocupação que seja a não ser inflar seus egos mostrando toda a sua habilidade circense. Nesse caso específico existe sim uma virtuosidade, mas outras preocupações passam por suas cabeças. Vale ainda lembrar que essa banda não possuía guitarrista e gerou o gênero preferido dos guitarristas jazzistas virtuoses de hoje em dia. Aliás, foram vanguarda Bach, Beatles, Tom Jobim, Picasso e todos os artistas que foram eles mesmo. Weather de certa forma teve que pagar preço por serem eles mesmo.Eles eram uma banda que só se preocupava em fazer o que eles queriam e foram extremamente criticados pelos jazzistas da época.

Nesse vídeo com quase 10 minutos, vemos a formação clássica com Joe Zawinul (austríaco), Wayne Shorter e Jaco Pastorius (americanos), Alex Acuna (peruano) e Manolo Badrena (porto riquenho). E toda a diversidade que essas nacionalidades juntas podem gerar. Se você pesquisar, encontrará mais nacionalidades em outras formações. Pena que algumas pessoas nunca ouviram uma música sequer com 10 minutos. A superficialidade reina em nossos tempos.




Não quero dizer que você precisa gostar desse som para ser culto, afinal eu também não gosto de algumas coisas que são quase unanimidade entre artistas. Jorge Tupiniquim disse-me o mesmo ontem sobre determinado artista, mas temos nossos argumentos pautado por algo mais do que "nunca ouvi". No entanto, vi-me empolgado quando Eric Barbosa (Fóssil) veio conversar comigo sobre o TriMatch-King. Ou seja. Faça o seu som, seja você e acredito que você tenha chances reais de fazer algo que perdure.



E enfim, sobre o tempo, teremos mais chuva (heavy weather). Fonte: Weather Report.






É apenas o que eu acho...

Um comentário: