sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Vanguarda





Em primeiro lugar. Qual o significado dessa palavra?
Pesquisando em um dicionário, encontrei:

1. Primeira linha de um exército, de uma esquadra, etc., em ordem de batalha ou de marcha.retaguarda;
2. Parte da frente. = dianteira, frente;
3. Agente, grupo ou movimento intelectual, artístico ou político que está ou procura estar  à frente do seu tempo, relativamente a ações! Ações, idéias ou experiências.

Bizarro?

Creio que muitas vezes falta essa atitude aos artistas. Definitivamente não sou fã dos artistas bonzinhos e legais. Não gosto de artistas que preocupam-se apenas em ser conhecidos. Gosto dos undergrounds e dos que tomaram caminhos tortuosos. Dos que tem uma inquietude em sua arte que os fazem procurar novos caminhos. Eles parecem com soldados mesmo, afinal, muitos sucumbem e não resistem essa resistência ao novo que a maioria das pessoas tem (e não quero dizer que isso é errado). Não quero dizer que o simples não possa ser interessante e vez por outra, aponto para coisas simples. O que quero dizer é que não gosto das pessoas que fazem o que querem que ela faça, ou que faça pensando unicamente em dinheiro.








O artista tem que ser egoísta no sentido de fazer aquilo que toca o seu coração. O resto vem por consequência. Tom Jobim dizia jamais ter feito qualquer coisa por dinheiro, apenas pelo coração. 








E se o primeiro que você viu fosse esse? Resumidamente, seja que arte for, faça o seu eu interior e não cópia do eu de alguém. Estudar e entender um artista que veio antes é interessante, mas quem entra para a história nas artes é egoísta. Pode ser até estranho ou bizarro sobre um primeiro olhar, mas terão o respeito da classe artista, como no caso desse capa de disco do Michael Jackson. Quer exemplos? Tom Zé, Zé do Caixão, Andy Warhol, Tim Burton, Jorge Amado, Mike Patton, Frank Zappa e óbvio, Mark Ryden que ilustrou esse espaço hoje (a capa do Michael também é dele antes que você se pergunte).




Goste ou não, esses bizarros entram para história, enquanto acho que muitos perdem tempo querendo ser a bola da vez. Como sempre...




É apenas o que eu acho...

Um comentário: