segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

X da questão



O grande x da questão, é que não existe  x da questão quanto ao que é certo, ou errado. A busca pela verdade é muito relativa e é individual. Volto a falar aqui que o que eu acho é apenas o que eu acho. Não é verdade absoluta, mas se você concorda comigo nesse ponto, deveria entender que o que você acha, é apenas o que você acha. Impressionante como existem pessoas que procuram forçar a sua vontade sobre as nossas e acabo pensando que essas pessoas não entenderam nada sobre a liberdade.

Recordo-me de um acontecido com uma amiga minha alguns anos atrás, que me fez pensar muito sobre isso. Ela não tinha uma religião definida, enquanto sua mãe e irmã eram extremamente devotas, mas de religiões diferente, fazendo com que vivessem tentando mostrar qual era a religião certa e essa minha amiga pensava ser muito irracional nenhuma tentar apresentar o seu deus para ela, visto que ela não teria de fato um deus para ser seu guia. Na lógica de sua mãe e irmã, era melhor gastar sua energia tentando provar que seu deus era melhor do que o da outra, do que simplesmente apresentar o seu para uma pessoa que estava ali sem nenhum.

Até aí, não falei novidade alguma, ou coisa que a maioria das pessoas não concordem, mas com o passar do tempo desenvolvi um outro raciocínio que é que as "importâncias também são relativas". Por algum motivo, por alguma escolha feita em nossas vidas, por alguma particularidade que aconteça, algo que nos marcou quando criança, ou mesmo pelo simples acaso, um determinado assunto aparece em sua vida e algo te desperta uma curiosidade que o faz querer saber mais e mais. Algo em que você se sente motivado a fazer o algo a mais e o nosso erro passa a ser achar que isso que é extremamente importante para mim, seja para os outros também. Em outras palavras: se eu acredito que ter uma alimentação saudável é importante para mim, isso não necessariamente é para quem prefere sentir o prazer dos sabores culinários. Se para uma pessoa é extremamente importante ser espiritualizada, ela está correta em seguir tais caminhos, mas se uma acha que não precisa de religião, ela também está correta. Algumas pessoas pensam que se a pessoa não conhecer o deus "tal" está desperdiçando a sua vida, mas me diga, e aquela tribo isolada da amazônia que nunca ouviu falar desse deus? Ele está perdendo o tempo dele, sendo uma pessoa perdida ou infeliz? Acredito que o simples fato de não se ter conhecimento sobre tal, faz com que simplesmente  isso seja irrelevante.

Algumas pessoas acham que a coisa mais importante na vida é ter dinheiro e trabalham com o foco apenas nisso. Estão corretos. Tem os que acreditam que viajar e conhecer o mundo é a melhor coisa para se fazer. Um aluno que tenho, piloto de avião, trabalha viajando e por isso tudo o que quer é ficar dentro de casa. Ambos não estão corretos?

O ser humano é de uma complexidade tão grande, que é natural existir infinitas variantes sobre os comportamentos e predileções de cada indivíduo. David Grossman, escritor judeu israelense e completamente relacionado com o conflito na faixa de Gaza, tendo inclusive um filho morto nessa guerra, também defende a idéia de que ambos os lados estão certos e só podem conseguir reverter a situação se os dois lados entenderem isso e abrirem mão de alguma coisa. Não espero que a maioria das pessoas passem por situações tão complicadas como essa, mas isso é apenas o reflexo das cabeças das pessoas que ali estão.
Finalizando, escrevo por que de alguma forma isso é importante para mim e pode ser uma perda de tempo absurda para você. Creio que isso está correto para os dois lados, e como sempre:

É apenas o que eu acho...

2 comentários:

  1. Adorei a história do piloto do avião!
    Sucesso!!!

    ResponderExcluir
  2. Pena que na pratica são poucas pessoas que pensam assim, e sempre tem alguém pra tentar lhe enfiar coisas na cabeça! No final? sempre da briga e todos acham que a 'razão' própria é mais importante ou a unica correta.

    Adorei o blog, as postagens, pinturas ... muito bom!

    ResponderExcluir